Os inconformados

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como viver em comunidade 13/14

     Chegamos na nossa penúltima verdade a respeito de comunidades. Hoje quero destacar uma verdade que está vinculada à verdade do post anterior: Toda comunidade precisa de um "exército especial".
     Ontem falamos que toda comunidade precisa de um líder, mas é fato que não haverá movimento sadio nessa comunidade se não houver uma liderança que chamo de "exército especial". Quero dizer "exército especial" aquelas pessoas que estão diretamente ligadas ao líder na gestão de uma comunidade. Comunidades que são geridas por apenas uma pessoa correm sério risco de se tornarem antropocêntricas (o ser humano como centro), a causa comum se vai e o que fica é apenas a causa egoísta desse líder.
     Se por um lado é verdade que toda comunidade precisa de um líder, é verdade também, que toda comunidade precisa de "um exército especial" que em Betsaida chamamos de Colegiado. Em outras palavras a comunidade precisa de um líder ao mesmo tempo que precisa de um colegiado e vice-versa.
     Bom, foi assim que a igreja de Jerusalém em Atos dos Apóstolos compreendeu:

"Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas." (Atos 6.2)

     A igreja em Jerusalém cresceu e algumas demandas, que até então não haviam, começaram a aparecer. Os Doze se reúnem e entendem que é preciso saber que, agora a comunidade necessita de um "exército especial" e um exército regular (falarei amanhã sobre exército regular).
     O "exército especial" são os apóstolos, dedicados à Palavra e à oração, e o "exército regular", os homens escolhidos para facilitar o ministério dos apóstolos.
     A igreja de Jerusalém possui um líder, Pedro (Atos 1.15; 2.14; 5.3), mas a gestão da igreja se dava através do colegiado, os Doze. Há momentos no livro de Atos em que a figura de Pedro some de entre os doze, ele é o líder e ao mesmo tempo é parte do corpo de líderes do exército especial.
     É assim que Betsaida compreende. Ela possui um líder mas funciona em Colegiado.

    Hoje minha oração também é de gratidão pelo nosso "exército especial", os presbíteros/pastores. Homens de Deus, convocados por Ele para pastorear essa comunidade e que alegram minha alma quando vejo o amor que eles tem por Deus, pelo seu Reino e pela igreja.
    Ricardo Borin, Rogério Pinton, Jonato e Anselmo, que Deus inunde suas vidas de amor e graça.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário