Os inconformados

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como viver em comunidade (3)

     Já vimos duas verdades a respeito de comunidades: 
     1. Comunidades devem ser pequenas.
     2. Qualquer enfermidade em uma das partes da comunidade repercute nas outras.
     A terceira verdade é: Em uma comunidade todos somos testemunhas de tudo e de todos.
     A igreja que nasce em Atos dos apóstolos mostra essa verdade de maneira sincera e prática:

"Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham...Não havia pessoas necessitadas entre eles" (Atos 4.32-35)

     Em uma comunidade é importante que todos tenham acesso a vida uns dos outros, respeitando é claro, a privacidade e a intimidade de cada um, porém, testemunhas da história uns dos outros. Testemunhas das alegrias, das vitórias, das perdas, das angústias e das necessidades.
     Fico pensando nessa igreja de Atos dos apóstolos, e vejo nela uma facilidade enorme de compartilhar, não apenas o que era bem seu, mas compartilhar a mente e o coração, que ali, era um só.
     Qual o impacto disso? O impacto disso é uma comunidade composta por pessoas com necessidades das mais variadas, como toda comunidade, mas uma comunidade composta também de pessoas que suprem necessidades. Ora, não "havia entre eles necessitados", logo, todas as necessidades eram detectadas no meio deles. Por que? Porque todos eram testemunhas de tudo e de todos. E com uma só mente e um só coração, o que o outro sentia e sofria...todos também sentiam e sofriam. O que o outro necessitava todos se dispunham a suprir.

     Que Deus nos ajude a ser uma comunidade assim.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei










        

Nenhum comentário:

Postar um comentário