Os inconformados

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Espaço para Deus (1)

     Em nossa última enquete nomeamos algumas opções e perguntamos: "Qual delas mais lhe atrapalha na construção de intimidade com Deus? O resultado foi: 
     1. Trabalho - 38%
     2. Finanças - 23%
     3. Preguiça - 23%
     4. Ansiedades - 15%
     Nossa enquete mostra que trabalho e finanças estão no topo das nossas preocupações diárias dificultando a construção de uma relação mais próxima com Deus.
     Jesus falou a respeito das preocupações.

"Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6.31-33)

     Aproveito o título de um livro do Henry Nouwen - Espaço para Deus - para compartilhar, nos próximos dias com vocês, sobre as preocupações da vida e seus efeitos destrutivos, as respostas de Jesus e caminhos para fazer com que elas percam, gradativamente, sua força sobre nós.

     A preocupação se tornou parte tão integral de nossa vida cotidiana que uma vida sem preocupações não só nos parece ser impossível, mas até mesmo indesejável. Temos uma suspeita interior que nos diz que ficar despreocupado é não ser realista, e pior ainda, é perigoso.
     Nouwen diz que "nossas preocupações nos motivam a trabalhar muito, a preparar-nos para o futuro, e armar-nos contra pendentes ameaças". Mas o que Jesus diz vai na contra mão disso. Jesus me diz para não me preocupar dizendo: o que vou comer? o que vou beber? ou, com o que vou me vestir? Ele me diz que o Pai Celestial sabe de todas essas necessidades.
     Entendo que Jesus nos fornece um conselho "utopista", mas que indica uma possibilidade de viver de forma livre de preocupações paralisadoras e destrutivas, uma vida onde todas as coisas estão se fazendo novas e onde a vida do Espírito de Deus recria pessoas verdadeiramente livres.
    
      Entendo que o convite de Jesus não é nos livrar de todas as preocupações, mas nos conduzir a uma vida livre, onde terei preocupações sim, mas o espaço que elas possuem no meu coração é muito menor do que o espaço dado para Deus, de tal forma que as preocupações vão perdendo território.
     Então, não tem a ver com o espaço que a preocupação ocupa em nossa vida, mas o espaço que o Pai Celestial está ganhando a cada dia, e se os espaços ocupados pelas preocupações estão sendo tomados por esse Pai gradativamente.
    

     Deus deseja mais espaço em nosso íntimo, na verdade, Ele deseja todo espaço. Quando isso acontecer, teremos preocupações, porém, elas não terão o efeito devastador que hoje tem. Aí sim, saberemos que o Pai Celestial sabe de todas elas e estaremos livres para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.

     Quem tem ganhado mais espaço a cada dia em sua vida? As preocupações ou o Pai Celestial?

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário