Os inconformados

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Espaço para Deus (4) Solidão e Comunidade

     "Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas"

(Mateus 6.31-33)

      A vida espiritual é um dom e Jesus nos introduz no Reino Celestial, mas isso não significa que devo esperar passivamente. Jesus me fala para buscar o Reino. Buscar não tem haver apenas com aspirar algo, mas determinação forte na busca. São muitas as forças que me puxam para uma vida cheia de preocupações,  por isso, é preciso desejar e buscar o Reino de Deus. Jesus é claro: "se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16.24).
     Há dois hábitos que exercem muita influência sobre nossos corações na busca pelo Reino: solidão e comunidade.
     Quando falo em solidão estou falando de um tempo e um lugar para Deus e somente para Ele. Se de fato creio que Jesus cura, liberta, ensina, dirige...então é preciso reservar periodicamente um espaço para lhe dar atenção ininterrupta e haverá recompensa. "Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará" (Mateus 6.6).   
     A solidão pode se tornar uma resposta espontânea a uma vida ocupada e preocupada.
     Mas a solidão não se sustenta sem comunidade. Só conseguirei praticar solidão se tiver relacionamentos sustentadores e aconchegantes. Por que? Porque toda comunidade, grupo, família...é solidão saudando solidão, espírito falando a espírito, coração chamando coração. Comunidade é fundamentada em Deus, que nos chama para viver juntos.

     Minha oração hoje é para que sejamos capazes de abrir espaço para Deus em nossas vidas através de uma solidão sustentada na comunidade dos seguidores de Jesus. Que Betsaida seja esse ambiente pra você.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei


Nenhum comentário:

Postar um comentário