Os inconformados

terça-feira, 29 de maio de 2012

Como viver em Comunidade 11/14

     Acho que vale a pena relembrar com vocês as verdades mencionadas até aqui:
     1.  Comunidades devem ser pequenas
     2. Qualquer enfermidade em uma das áreas repercute nas outras
     3. Todos são testemunhas de tudo e de todos
     4. Toda comunidade precisa de um regulamento
     5. A convivência não consciente suja os relacionamentos
     6. Toda comunidade tem a vocação de encarnar o bem comum
     7. O ajuntamento é o coração de uma comunidade
     8. A comunidade é um trabalho de vínculos
     9. Crise-crescimento é um processo normal e parte do desenvolvimento de qualquer comiunidade
     10. As pessoas da comunidade precisam de estímulo

     A verdade de hoje é: A comunidade não é um sistema fechado em suas formas
     "Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: "Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos". (Atos 15.1)
     O texto acima narra uma questão: a igreja em Jerusalém possuía uma tradição que surgiu nos tempos de Moisés, a saber, a circuncisão. 
     A lei da circuncisão foi dada a Abraão quando ele tinha 99 anos de idade. Deus associou a circuncisão a duas das grandes promessas: 
     - Ele faria uma grande nação dos descendentes de Abraão, e 
     - Daria-lhes uma terra como herança. Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida.
     Porém, quando o cristianismo alcança um povo não familiarizado com essa lei (igreja de Antioquia), os cristãos judeus tentam fazer da comunidade um sistema fechado dizendo que todos deveriam ser circuncidados.

     J. Packer, em seu livro Religião de Poder nos ajuda a compreender porque a comunidade não pode ser um sistema fechado:
     1. A tradição caracteriza as comunidades - ninguém pode dizer-se livre de tradições. A questão não é se temos tradições mas se nossas tradições estão em conflito com o único padrão absoluto nestas questões: as Sagradas Escrituras.
     2.  As tradições se iniciam como atos contemporâneos - o que hoje é tradição numa comunidade surgiu como fruto de uma demanda contemporânea.
     Por isso uma comunidade não é um sistema fechado em suas formas, pois, a forma de alguns anos atrás não é a mesma de hoje, e a de hoje não será  a dos próximos anos.
     A tradição deve ser vista como a igreja de ontem dando à igreja de hoje uma direção em questão de fé, direção essa oferecida como sendo sábia e baseada na Bíblia. O que estiver fora disso é tradição que se iniciou como ato contemporâneo mas que agora pode estar atrapalhando a proclamação de uma mensagem contemporânea, cegando-se a si mesma e a outros.

     Que Deus abençoe Betsaida na missão de ser igreja HOJE.
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário