Os inconformados

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como viver em comunidade? (1)

     O mês de maio é sempre um boa oportunidade para refletirmos sobre relacionamentos e é isso que estamos fazendo em Betsaida através de todos os instrumentos de ensino que possuímos.
    Começo hoje uma série de devocinais onde falarei a respeito de relacionamento comunitário. Falarei de quatorze verdades a respeito de comunidades.
     A primeira delas é: as comunidades devem ser pequenas.
    A história da humanidade diz tudo. Toda vez que um povoado se converte em cidade, e depois em metrópole, o problema de convivência aumenta em proporção ao crescimento. Dizem os estudiosos que, a partir do número de cinquenta pessoas, os conflitos começam a aparecer de forma alarmante.
     Qual a solução? Acredito que criar comunidades pequenas permite desenvolver um controle autônomo de cada comunidade, com uma direção centralizada da grande comunidade, que por sua vez, fica mais aliviada, livre e melhora sua capacidade de desenvolver e criar.

    Em janeiro de 2009 assumi o pastorado de Betsaida que contava, naquele momento, com uma média 50 pessoas e 3 pequenos grupos, hoje, com a graça de Deus, contamos com uma média de 130 pessoas e 11 pequenos grupos. A cada novo amigo(a) que Deus nos confia, nosso coração se enche de gratidão e alegria.
     Mas é certo que as demandas de uma comunidade com 50 pessoas não são as mesmas de uma com 130 pessoas. Fica mais difícil poder ajudar, aconselhar, conter, chegar com a justa palavra no momento apropriado... Uma comunidade menor permite maior integração, maior aprofundamento do conhecimento e melhor contenção das angústias da existência.
     Betsaida acredita profundamente que comunidades pequenas (pequenos grupos)direcionadas pela grande comunidade é o caminho para viver comunitariamente de maneira que todos "alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." (Efésios 4.13)

     Participe de uma comunidade pequena!

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário