Os inconformados

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como viver em comunidade 9/14

     Crise-crescimento é um processo normal e que faz parte do desenvolvimento em toda e qualquer comunidade. Na nossa nona verdade a respeito de comunidades destaco a crise e o crescimento.

"Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria...Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus." (Atos 8.1 e 11.19)

     A igreja de Atos viveu de forma intensa a dinâmica "crise-crescimento". Após uma grande perseguição a igreja espalhada cresce, não apenas no lugar da perseguição mas para os lugares onde muitos tiveram que fugir.
     Essa dinâmica "crise-crescimento" pode ser fundamental na hora de reiniciar processos e projetos. Se uma comunidade, qualquer comunidade (igreja, família, corpo de funcionários de uma empresa...) não conseguir detectar a crise e o passo para o crescimento a partir dela, essa comunidade sofrerá uma crise e logo em seguida outra, não haverá um intervalo de crescimento entre uma crise e outra, o que levará a mesma a afundar-se na crise.
     A igreja de Atos entendeu isso. Betsaida entende que crises podem se transformar em um grande movimento de Deus por meio do crescimento comunitário.
     Deixo aqui uma mensagem às famílias (comunidades) que estão vivendo crises familiares, Deus pode fazer nisso tudo um grande upgrade em seus relacionamentos. As crises são inevitáveis. O que posso evitar então? Você pode evitar viver de "crise-crise" e passar a viver de "crise-crescimento". Encontre depois de cada crise uma janela de crescimento.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário