Os inconformados

terça-feira, 15 de maio de 2012

Como viver em comunidade (4)

     "Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração..." (Atos 2.42-47)

     A partir deste texto, mostro hoje mais uma verdade a respeito de comunidades: A convivência não consciente suja os relacionamentos.
     É fato: todo hábito se torna algo impresso na vida de quem o pratica.
     O porco vive sujo é um "porco" porque é mantido num chiqueiro com restos de comida, na total imundície. O porco, num lugar limpo, com piscinas de água límpida e com uma alimentação boa e saudável, é um animal limpo e sadio.
     Uma comunidade quando não vive seus relacionamentos de forma consciente começa a acumular "sujeiras".
     Precisamos entender que todos os relacionamentos possuem "sujeiras", é normal, o problema é quando a sujeira acumulada está na proporção ou maior do que a produtividade dos relacionamentos. É preciso limpar a sujeira acumulada a fim de que a produtividade aconteça de forma mais leve e livre.
     Acredito que a convivência não consciente gera muita sujeira. Por que? Porque convivemos simplesmente por estarmos na mesma família, no mesmo local de trabalho, no mesmo círculo de amigos, na mesma igreja...e não nos importamos profundamente, de verdade, com consciência, com o outro, a convivência passa a ser um hábito. Convivemos mas não participamos da vivência do outro, apenas da nossa, e isso torna-se um mau hábito, eu diria, usando nossa metáfora, uma sujeira impressa no sistema.
     A convivência comunitária consciente é diferente. Ela participa da vidas uns dos outros de forma alegre e sincera de coração. Os membros dessa comunidade passam a desejar profundamente a divisão de refeições, as reuniões recheadas de alegria e sinceridade, a encontros nas casas uns dos outros, é consciente, é saudável, é desejo de Deus, faz bem a todos e ao todo.

     Minha oração hoje é para que Deus nos encha de alegria e sinceridade em nossos relacionamentos. Relacione-se de forma consciente! Encontre pessoas! Divida refeições com elas! Compartilhe vivência com elas! Elimine sujeiras!

Deus abençoe
Pr. Vanderlei
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário