Os inconformados

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Espaço para Deus (2) Cheios e não realizados

"Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
(Mateus 6.31-33)

     A vida espiritual não é uma vida nem antes e nem depois de nossa existência cotidiana. A vida espiritual só pode ser real quando é vivida em meio a dores e alegrias do aqui e agora. Onde isso nos leva? Nos leva a examinar com cuidado a forma como pensamos, agimos, falamos e sentimos a cada hora, a cada dia, a cada semana, a cada ano, para que fiquemos mais conscientes da nossa fome pelo Espírito.
     Enquanto tivermos apenas um desejo indefinido por "coisas espirituais" nossa vida continuará estagnada numa melancolia generalizada. Nossa primeira tarefa é expulsar esse vago sentimento de insatisfação e nos encontrarmos na vida espiritual.
     Olhando para as vidas ao meu redor, e até a minha própria, percebo duas realidades: estamos cheios e não realizados.
     Sem dúvida, uma das características mais marcantes de nossa cultura é que somos pessoas atarefadas. Estamos cheios de coisas para fazer, pessoas para encontrar, projetos para terminar, e-mail para escrever. Há em nós um sentimento de tarefas incompletas, promessas não cumpridas.  Sempre há algo que deveríamos ter lembrado, feito ou dito.
     Embora estejamos atarefados paira sobre nossa cabeça um sentimento de que nunca realmente cumprimos nossas obrigações. Acho que estamos virando escravos de nossas ocupações. Não só estamos ocupados, mas pré-ocupados, e pior, estamos ocupados e pré- ocupados com necessidades arranjadas, o que impede o Espírito de Deus de fluir livremente em nós. 
     Mas há algo que piora ainda mais as coisas. Embora atarefados, ocupados e pré-ocupados com muitas coisas, raramente nos sentimos verdadeiramente realizados.

     Jesus reage a esta condição de cheios e não realizados. Como Ele faz isso? Ele nos convida a uma vida onde o Reino de Deus terá o seu espaço em nossa existência e então seremos capazes de buscar o Reino de Deus e não todas as coisas pelas quais estamos ocupados e pré-ocupados em conquistar.

     Minha oração é para que sejamos capazes de examinar nossa própria vida, tomar consciência do quanto andamos cheios e não realizados e dar mais espaço para Deus em nossa vida e menos espaço para ocupações e pré-ocupações, as quais o Pai Celestial sabe de cada uma delas.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário