Os inconformados

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A visão que Paulo tinha de Deus (6) DEUS ESPÍRITO SANTO

     Pouco antes de morrer Jesus falou a respeito do Espírito Santo aos seus discípulos, no Cenáculo, mais do que em todo o seu ensino anterior. Ali Jesus faz uma revelação misteriosa:

"Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir." (João 16.12,13)

     Creio que foi principalmente por intermédio de Paulo que Jesus fez esta revelação posterior. Não é de estranhar, então, que seus escritos estejam repletos de referências ao Espírito Santo.
     Na sua conversão ele foi cheio do Espírito Santo (At 9.17), o que o leva a dizer aos cristãos em Éfeso - e a nós - que se encham do Espírito Santo (Ef 5.18).
     O seu chamado veio por intermédio do Espírito (At 13.1,4). Era guiado mediante a restrição ou constrangimento do Espírito (Atos 16.6,7). Seu poder para pregar vinha do Espírito (1 Co 2.4). O Espírito preveniu-o de perigos (At 21.4,11-14)...
     Paulo deu diversos nomes ao mesmo Espírito, mostrando assim suas atividades. Espírito de poder, de amor e de moderação (2 Tm 1.7); Espírito da fé (2 Co 4.13); Espírito da sabedoria (Ef 1.17); Espírito de santidade (Rm 1.4); Espírito da promessa (Ef 1.13); Espírito da vida (Rm 8.2). Ele inspira a adoração (Fp 3.3); habita em nós (1 Co 3.16); nos fortalece (Rm 14.17); ajuda na oração (Rm 8.26,27); concede alegria (1 Ts 1.6); mantém a unidade de igreja (Ef 4.4); tem prazer em produzir vida no cristão (Gl 5.22,23)...

      Meu coração é movido a crer que Deus concedeu o seu Espírito para se relacionar e para se revelar de forma íntima e pessoal a nós.
      Então, em meio a tantas necessidades que estão diante de você hoje, minha oração é para que o Espírito Santo vá de encontro a cada uma delas e promova em seu interior o som que seu coração precisa ouvir neste dia.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário