Os inconformados

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DISTRAÇÃO

     Viver com Deus. Esse é um dos meus grandes desafios, e como pastor, percebo que é um dos seus também.
     Deus me toca com seu amor, se comunica comigo, promove experiências em minha existência que geram um anseio espiritual, que por sua vez gera uma busca pela sua plena presença. Richard Foster (a quem devo boa parte das meditações que colocarei aqui nos próximos dias) levanta uma pergunta: "Por que esse anseio adormece em nós?." A resposta dele é uma só: distração.
     Precisamos de Deus, mas em princípio, não o desejamos. Desejamos inúmeras coisas. Desejamos coisas além das necessárias para a vida, desejamos o que simplesmente nos atrai, o que vai gerar conforto e segurança contra o sofrimento...essas realidades e muitas outras nos distraem e vão minando nossa capacidade de aceitar o amor de Deus e de responder a esse amor. Deus é o amor e o amor é Deus (1João 4.16). Amar a Deus traz ordem a todos os amores comuns à existência humana.
     O apóstolo Paulo escreve:

"Oro...para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor...conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3.17-19)
 
 
     Essa figura "arraigados e alicerçados em amor" usada por Paulo nos indica que o amor de Deus é expansivo, ou seja, ele possui uma raiz e depois cresce em nós à medida que aceitamos e respondemos a esse amor. O objetivo desse amor que cresce em nós é que sejamos "cheios de toda plenitude de Deus" e assim sejamos libertos das distrações.
     Há três níveis nos quais esse amor vai crescendo em nós.
     No nível inferior encontramos Deus por meio dos sentidos. Aqui o foco é o corpo e recebemos o amor de Deus que nos leva ao conhecimento moral.
     No segundo nível encontramos Deus por meio da Bíblia. Todo o conhecimento que adquirimos ilumina nossa mente, nossa inteligência e nossa vontade.
     No nível superior encontramos Deus por meio da comunhão constante com Ele. Aqui o conhecimento é "celestial" e não meramente físico ou intelectual. Aqui somos absorvidos pela Trindade e não mais pelos desejos físicos ou  elementos intelectuais que tanto nos distraem. O objetivo desse nível é estabelecer a união com o amor expansivo de Deus, o amor que nunca pára de crescer.
     A vida com Deus não leva tempo, embora ocupe todo o tempo, por isso, não podemos andar distraídos achando que o acaso vai nos proteger.

     Minha oração hoje é para que sejamos capazes de nos livrar das distrações que tiram Deus do centro de nossas vidas, que sejamos capazes de gravitar no nível superior do amor de Deus por nós, e experimentar esse expansivo em toda a sua plenitude.
    Que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo expanda o amor dele em todas as dimensões da sua vida.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei 
    
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário