Os inconformados

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A VISÃO QUE PAULO TINHA DE DEUS (2) - REI ETERNO, IMORTAL, INVISÍVEL, DEUS ÚNICO

     Houve um momento na vida do apóstolo Paulo que ele começou a avaliar a surpreendente graça de Deus, e a conclusão foi de que Cristo veio salvar os pecadores, dos quais, ele diz: "sou o pior" (1 Timóteo 1.15). E é nessa avaliação da graça que Paulo revela um vislumbre singular da glória de Deus.

"Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém" (1 Timóteo 1.17)

     Rei Eterno - o ser humano é uma criatura do tempo, limitado pelos relógios e pelos calendários. Deus é Rei de todos os séculos. Seu governo absoluto é demonstrado a cada geração. Ele anula o mal com o bem. Ele atua com paciência. Ele "...determinou os tempos anteriormente estabelecidos..." (Atos 17.26). Como diz J.Oswald Sanders: "Ele tece de acontecimentos aparentemente contraditórios um padrão harmonioso e belo que reflete sua própria perfeição."

    Imortal - Deus não está sujeito ao processo de envelhecimento. Ele é incorruptível. Ainda que conquistemos tudo que desejemos nessa vida, vamos assistir, totalmente impotentes as rugas aparecendo em nossa face e dolorasamente convivendo com a partida de amigos e parentes queridos. Mas em Deus, a imortalidade é parte da sua essência e Ele nos convida a fazer como Jesus e não como Adão. Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal e morreu, Jesus comeu da árvore da vida e por isso a oferece para nós.

     Invisível - Ninguém consegue ter uma visão plena e imediata de Deus. Ele escolheu permanecer invisível, exceto em Cristo que disse: "Quem vê a mim vê o Pai" (João 14.9). Ainda que pelos olhos da fé, agora podemos ver aquele que é invisível.

     Deus Único - Deus não é o maior, Ele é o único Deus. "Com quem vocês vão comparar-me?" (Isaías 46.5). Ele é único em sua essência e atributos. Nenhum outro deus inventado por mãos ou pensamentos humanos possui a essência e os atributos de Deus.

   Minha oração hoje é para que seu coração seja inundado desse Deus que tece os acontecimentos da nossa vida, que nos convida a comer da árvore da Vida - Jesus, que se revela a mim em Jesus e que é único que pode de fato governar minha existência e seus acontecimentos, encaminhando todos eles para o bom propósito da sua vontade.
    
Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário