Os inconformados

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vivos (5) Carne e Espírito

"O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito." (João 3.6)
     Este é mais um trecho da conversa de Jesus com Nicodemos.
     Aqui Jesus deixa claro que a carne tem um tipo de vida. John Piper diz que "todo ser humano é um corpo vivo, mas nem todos são espíritos vivos." Para ser VIVO é preciso ter vida espiritual. O Espírito produz um outro tipo de vida. Se não tivermos esse tipo de vida não veremos o Reino de Deus.
     É por isso que travamos um luta interna. A carne produz um tipo de vida que nos afasta de Deus. Que tipo de vida ela produz? A vida que Paulo relata aos Gálatas:
"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gálatas 5.19-21)
     A carne trabalha e, resumidamente, quer produzir uma vida em nós marcada por: auto destruição, destruição do outro e destruição da relação com Deus.
     Por outro lado, a vida que o Espírito produz é:
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." (Gálatas 5.22-25)
     A vida que o Espírito produz é marcada por: construção de um ser humano repleto das qualidades de Deus, construção de um ser humano que sabe viver comunitariamente e um ser humano que, por ter a vida de Cristo nele, crucifica as obras da carne.

     Minha oração hoje é para que o Espírito Santo de Deus produza suas obras em nós. Levando-nos a construção de seres humanos melhores e com vidas mais parecidas com a do seu Filho Jesus Cristo.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário