Os inconformados

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vivos (1) inquietante

     Olá,
     Inicio hoje uma série de reflexões chamada "Vivos". Minha inspiração para esta série vem do livro do John Piper entitulado "Finalmente Vivos".
     Começo pelo texto que vai balisar esta série:
"Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo" (João 3.3)
     Algumas afirmações de Jesus são muitos inquietantes, pois tocavam diretamente naquilo que seus ouvintes não queriam tocar. Por exemplo, o encontro que ele teve com um jovem que estava precocemente rico. Jesus diz para ele que, caso queira herdar o Reino, precisa vender tudo, repartir com os pobres e depois voltar para segui-lo. Mas o jovem dá as costas para a conversa e vai embora triste porque possuía muitas propriedades.
     Essa afirmação "ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo" também é inquietante pois toca em esferas da nossa vida que temos dificuldades de admitir.
     1. Essa afirmação nos confronta com nossa miserável condição.
     Ao dizer que precisamos nascer de novo, Jesus está dizendo que nossa presente condição é insensível, corrupta e culpada. Precisamos entender que, em nossa vida, não gostamos de ouvir avaliações a respeito de nós mesmos, e essa afirmação de Jesus é inquietante por causa disso, porque ela nos diz que precisamos ser diferentes do que somos, isso é difícil para nós.
     2. Essa afirmação se refere a algo que não é feito por nós.
     É Deus quem realiza o novo nascimento, e não nós. Pedro é claro com relação a isso: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos...".
     Qualquer coisa espiritualmente boa que realizamos é Deus quem realiza.
     Isso também é inquietante pois confronta nossa incapacidade e mostra a nossa dependência de Deus.
     3. Essa afirmação nos confronta com a absoluta liberdade de Deus.
     O novo nascimento depende decisiva e finalmente de Deus. "E essa iniciativa divina de nos tornar vivos não é uma resposta ao que fazemos enquanto estamos espiritualmente mortos, mas o que fazemos será uma resposta ao fato de que Ele nos vivificou". Isso, param muitos, é inquietante.

     Minha oração hoje é para que Deus continue a me inquietar mostrando minha condição que precisa ser mudada, mostrando minha incapacidade sem a graça que me regenera e mostrando-me a livre iniciativa de Dele em favor das áreas mortas da minha vida.

Deus abençoe
Pr. Vanderlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário