Os inconformados

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SENTIR E PENSAR O SOFRIMENTO É VIVER

     "Penso, logo existo". Essa famosa frase de René Descartes tem uma verdade, se pensamos é porque estamos vivos.
     Agnes Heller diz que "as fundamentais necessidades do ser humano é se relacionar e nessa relação pensar, sentir e agir". Segundo Heller, quando agimos sem pensar e sem sentir, entramos num estado de robotização. A robotização é marcada por ações alienadas, automatizadas, desintegradas do pensar e sentir. Isso é muito comum hoje devido à vida corrida que levamos. Ação sem reflexão é vida robotizada. Essa vida nos torna apáticos, passivos, congelados emocionalmente, sentimentos de impotência e angústia tomam conta de nós.

     Acredito que podemos dizer que "sofro, logo existo". O sofrimento quando não pensado nem sentido pode nos levar a uma vida robotizada, pois, vamos acumulando sofrimentos e nossas ações passam a ser não pensadas nem sentidas por medo de sofrer mais.
     Jó foi um homem, segundo a Bíblia Sagrada, que não apenas sentiu mas pensou seu sofrimento.  Ele fez muitas perguntas para Deus. Ele refletiu do porque estava sofrendo. Ao fazer isso ele integrou o seu momento de vida como parte de sua existência e isso livra Jó da robotização da vida, e mais, isso dá a Jó a capacidade de se alegrar com coisas boas que apareceram em meio e após o sofrimento. Pessoas cristalizadas pelo sofrimento não conseguem sentir e nem pensar as coisas boas. O sofrimento precisa ser sentido e pensado, do contrário, nossas ações a partir do sofrimento podem nos endurecer. Quem sente e pensa vive, ainda que seja sentir e pensar o sofrimento, ele é parte da vida.
     Jesus nos ensinou muito bem o que signfica sentir e pensar o sofrimento. Ele viveu totalmente consciente da sua condição humana passível de dores, mas quando o Pai abriu as portas da ressurreição para Ele, estava livre para entrar pois do outro lado estava o seu Pai, aquele que esteve com Ele em todo sofrimento.
     Tenho participado da vida de pessoas que estão sofrendo, que Deus conceda a elas viver suas dores para que a porta da vida quando for aberta elas possam estar livres para entrar em confiança, e do outro lado encontrar o Deus que saberão, sempre está conosco.
 
Deus abençoe
Pr. Vanderlei      




Nenhum comentário:

Postar um comentário