Os inconformados

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O REINO DE DEUS - LIBERTAÇÃO


O REINO DE DEUS - LIBERTAÇÃO
           
“O tempo é chegado”, dizia ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas” (Marcos 1.14-15)

            Essa é a mensagem principal de Jesus no Evangelho de Marcos. A realidade do Reino com seus sinais vão acompanhar toda a narrativa de Marcos. Os milagres e a resposta das pessoas ao poder de Jesus em Marcos são todos sinais de que o Reino de Deus chegou com poder.

            Depois de narrar que Jesus iniciou o seu ministério pregando essa mensagem, Marcos conta que Jesus chamou quatro pescadores para segui-lo e para tornarem-se pescadores de homens (Marcos 1.16-20). Eles deixam tudo para seguir Jesus e isso é um retrato de como deve ser nossa resposta à mensagem de Jesus – romper com o passado para abraçar um novo jeito de viver.

            Jesus então vai com esses pescadores de homens para Cafarnaum (Marcos 1.21-28) e lá eles entram numa sinagoga e Jesus começa a ensinar deixando todos admirados com seu ensino cheio de autoridade.

            O ensino de Jesus é interrompido por um homem possesso de um espírito imundo que começa a gritar. Jesus manda que esse espírito imundo saia do homem e cale. Ele sacode violentamente o homem e sai gritando. Todos ficam admirados e dizem que a autoridade de Jesus faz com que os espíritos imundos lhe obedeçam.

            Essa história possui dois aspectos importantes:

            Primeiro que diante da Palavra de Jesus todos são afetados. Seja homem, mulher, criança, velho, espírito imundo...todos são tomados de admiração, e mais, de reconhecimento que Ele é o Santo de Deus.

            E segundo que aqueles que aceitaram o convite de Jesus para se tornarem pescadores de homens acabam de aprender o que é ser pescador de homens. Ser pescador de homens é buscar dentro de cada ser humano a sua identidade eterna. E é na autoridade de Jesus que fazemos isso. Saímos pelo mundo pregando o Evangelho do Reino e na autoridade Dele libertando seres humanos e ajudando-os a encontrar sua identidade eterna em Deus.

            Jesus aproximou o Reino de Deus de nós. Agora, arrependidos e com fé, andamos pela vida tomados da autoridade Dele para buscar dentro de cada ser humano a sua identidade eterna.

            Em sua família e trabalho existem inúmeras pessoas que ainda não descobriram essa identidade, e por isso, estão vivendo aprisionadas e gritando angustiadas pela vida afora. Jesus está nos chamando para que busquemos dentro de cada uma delas essa identidade.    

            Deus abençoe a todos. Saiamos à pesca! O Reino de Deus está próximo! O tempo é chegado!

             Pr. Vanderlei

Um comentário: