Os inconformados

segunda-feira, 18 de março de 2013

CUSPIR FORA

     Muitas vezes já vimos alguém chupando uma laranja ou uva. Põe na boca e sentindo o gosto, faz uma cara feia, dizendo: "Ah que coisa horrorosa! Está azeda demais! Se for todas deste jeito, nem precisa me oferecer que não vou querer mais".
     Ao se aproximar o mês de agosto, o pé de uva "começa a tremer". Está chegando o tempo da poda. Os galhos, que na safra passada deram uvas, são cortados. Se pudéssemos "escutar a parreira falar" quem sabe ouviríamos algo parecido com: "Que pessoa cruel e ingrata! Depois de dar-lhes uvas, vem podar-me, fazendo-me sofrer".
     Só que depois vem os galhos novos, os cachos e a colheita da uva.
     Aquele pé que não foi podado produzirá uvas azedas, o podado, produzirá uvas doces.
     Na hora da poda foi duro e sofrido. Agora a conclusão é outra: aquele que parecia se meu carrasco, foi meu melhor amigo. Ele é o responsável, para que agora eu esteja produzindo uvas que fazem as pessoas dizer: Hum! que coisa mais gostosa! Que maravilha! Enquanto as uvas do pé não podado são cuspidas fora, as minhas são procuradíssimas.
     A poda dói, mas faz bem!
     O que você pretende ser agora e no futuro? Uva doce ou azeda? Apreciada, ou cuspidad fora? que as pessoas fiquem perto de você ou que fujam?
 
Alir Sanagliotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário